musicadomato

Por tras das obras em prol da sonoridade

In Uncategorized on agosto 17, 2009 at 8:12 pm

por Bruno Kayapy (Espaço Cubo, Macaco Bong)

Uma das grandes vantagens de se fazer uma turnê em um micro onibus é a de a banda poder levar a estrutura de som e backline com ela na viagem.  No nosso caso trouxemos conosco uma estrutura simples mas que vem sendo bastante eficiente nos shows.

Tinhamos mapeado e separado um equipamento completo,som,luz e backline através de uma parceria feita com
o marquito som e luz,com o técnico de som Estevão Marquito que veio conosco na turnê e trouxe conosco o que coube no ”buzão”. no caso estavamos em 13 pessoas num micro onibus para 16 pessoas e um bagageiro,assim couberam:

1 – Console digital behringer de 16 canais
1 – bag com 10 pedestais de microfone
2 – kits de microfone sendo 1 para batera e 1 kit para voz,guitarras e etc…
1 – bag com ferragens para bateria completa
1 – mala de cabos contendo AC de energia,D.I’s,cabo de energia e acessorios diversos como baterias 9v,plug adaptadores e etc..
1 – bolsa de ferramentas contendo chaves philips,chaves allen,pinceis,alcool isopropilico,anti-corrossivos e etc…
1 – laptop apple (macbook) de 2G de memória e 120G de HD.

Além de nossos instrumentos e acessórios compartilhados em bags e cases fechamos o nosso set-up de equimentos para os shows da turnê. Tinhamos guardado os cascos dos tambores dentro do bumbo de nossa batera,mas mesmo assim não houve espaço para levarmos,assim como a batera ficaram de fora os spot-ligths de luz,as treliças para a iluminação,os P.A’s e os amplis. Mas todo esse minimo que levamos vem sendo extremamente eficiente.

Em perinópolis (GO) o ambiente que tocamos era entre umas montanhas afastado da cidade e numa altitude alta, o P.A disponível eram 2 sides passivos com um drive e um falante de 12 polegadas cada um o backline era uma bateria tama, um combo ampeg para baixo e um fender hot rod deluxe com 4×10.

Utilizamos a nossa mesa de som digital,a behringer digital DDX 3216 e todo nosso cabeameanto foi nosso, desde cabos de energia a extensões e cabos. Disponibilizamos também nossos microfones e pedestais para as outras bandas que tocaram Mamacadela (GO), Revout (GO), Linha Dura e Macaco Bong.

o som não suportou o som do linha dura que possui bastante grave,os falantes nao suportaram e o resultado não foi o esperado, quanto ao macaco bong como utilizamos somente o backline o resultado foi melhor em termos de propagação da potência do som,assim o feedback de público foi muito bacana em perinópolis e valeu muito ter conhecido o coletivo bioma e o coletivo pequi de anápolis (GO) ao qual nos acompanharam e nos deram suporte nos dias.

No dia seguinte seguimos para inhumas para tocar no lançamento do festival goiaba rock realizado num bar. O ambiente foi um bar num bar aberto em uma avenida,o som disponível era uma batera mapex, um combo laney para guitarra, 1 MB800 meteoro para baixo,2 vias de retorno e 1 side para o batera,o kit de microfone disponivel era todo da marca Shure, Kit para batera e 1 SM58 sem fio para voz.

o P.A haviam duas subgraves no chão e 2 altas suspensas, a unica coisa que utilizamos neste caso foi o nosso console digital,o resultado foi muito bom.

Com o laptop apple estamos gravando todos os shows ao vivo e tratando os áudios dos shows e coletando todo esse registro. o show em Inhumas foi somente do música do mato,fizemos 2hs de show com um repertório único de 16 músicas mesclado dentre músicas todos nós tocando juntos variando entre as bandas, foram 3 musicas de cada banda,macaco,ebinho,farinha,monarco e linha dura.

Encontramos com o fachinni em inhumas que também vem contribuindo bastante com a técnica dos shows e durante a passagem de som passamos músicas do monarco e ficamos trocando idéia sonoramente interagindo e criando idéias um com o outro num clima bastante agradável.  Tocamos também as “versões de mais que nada” e “pior” nos shows,e no geral o feedback do público foi muito bom.

No dia seguinte seguimos para uberlândia para o show no Goma, como a secretaria de saúde fechou as casa noturnas da cidade em virtude da H1N1 faremos um show na pegada de ensaio aberto no Goma, sem divulgar para o público e realizado somente para convidados, produzimos um podcast com o porcas borboletas e também transmitimos o show,além disso o linha dura encontrou e assim fechamos nossa meta na região de GO e MG.

A estrutura de som do goma é 1 backline direto e PA e monitoração passiva. Estamos utilizando somente o p.a  e o backline da casa, todo o sistema de cabeamento que estamos utilizando é o nosso e também nosso console digital que já acompanha a gente na turnê com um preset salvo das vias de cada instrumento e canal.
o marquito vem prestando um serviço muito bom e profissional tornando assim a viabilidade do feedback dos shows serem cada vez melhores. daqui do goma iremos subir para fortaleza e estamos planejando sair na parte da manhã e assim obras continuam.
até logo!

Por Bruno Kayapy.

Anúncios
  1. QUE MASSA QUERIA TER IDO SUCESSSSSS BJOO

  2. Estrutura muito boa para a mobilidade que tem, muito legal poder acompanhar a turnê nesses detalhes, eles fazem a diferença. Qual programa vcs estão usando pra capturar e editar o audio no mac?

    abraços e sucesso!!!

  3. Eae Kaypapikizz,

    Ótima sacada este tópico: “Por tras das obras em prol da sonoridade”. Apresentar o contexto de sonorização na turnê presente – e na boa com este backiline do música do mato dá pra se fazer miséria , cumpade.

    Quero depois dar uma sacada … nessas paradas.

    Valeu Música do Mato e Boa sorte na pavimentação da música mato-grossense pelo Brasil.

    Serpents of the light rules …

    Eric Barbosa
    http://www.myspace.com/fossilsoundtrack

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: