musicadomato

Música do Mato na FM da praia

In Uncategorized on agosto 27, 2009 at 2:12 pm

Ney Hugo (Espaço Cubo, Macaco Bong)

O próximo show é hoje (quarta) em João Pessoa Antes de chegarmos aqui passamos dois dias de Day Off em Natal, o que seria mais aconomico e produtivo devido aos encontros com o Coletivo Noize, e o zine/produtora de eventos e vídeo Lado [R].

No show do Dosol aconteceu uma coisa muito engraçada. No meio do show do Paulo Monarco apareceram 3 senhoras muito simpáticas que pararam o Dosol por não estar com as vestimentas “adequadas” ao local. Logo elas foram ao camarim no fundo me encontrar. Eram minha avó, sua irmã (minha tia e madrinha) e uma sobrinha (minha prima). Foi muito legal a presença delas no show, quase estourando os pobres tímpanos pra prestigiar o ente. Detalhe: adoraram o Paulo Monarco.

Depois do show fiz questão de combinar pra pousar na casa da galera, devido à raridade do encontro. Cabiam duas pessoas na casa e fomos eu e o Thiago.

No dia seguinte logo pela manhã, apos uma passada rápida na internet da madrinha pra atualizar o Musica do Mato, entrei na função da articulação da reunião com o Coletivo Noize, que é o Ponto Fora do Eixo, em Natal. A função foi confirmar o local, garantir a presença da galera toda, articular o rango pra galera do debate, porque saco vazio não para em pé e não consegue ter idéias.

A reunião foi na casa da Renata Marques, do Lado [R], e o resultado foi muito massa pelo maior esclarecimento que o Lado [R] teve acerca das ações do Circuito Fora do Eixo e como se conectar ainda mais com o Noize, que é o Ponto FE em Natal. A reunião durou cerca de 3 horas e foi muito produtiva.

Finalizada a reunião, fizemos uma entrevista em vídeo com o Lado [R]. A galera tinha pensado em poucas perguntas, mas todas muito abrangentes e contextualizadas. E essa gurizada nem gosta de falar né.. aí já viu..

__

Fizemos uma nova divisão, visando a economia com hospedagem e a maior facilidade pra produção dos roles: Macaco, Thiago, Linha Dura e Markito ficaram na sede do [R].

Na terca, o combinado era uma ida à praia, afinal, já estávamos há 6 dias no litoral e ninguém tinha molhado o pezinho no mar ainda (ninguém é de ferro). Porém choveu torrencialmente a manhã toda. Em um pouco tempo de sol saindo deu tempo, e conhecemos a praia do Forte.

Na seqüência fomos para a UFRN para dois compromissos: uma entrevista na Rádio Universitária (88,9 FM), e um encontro com grupos de teatro na sede do Tropa Trupe, grupo circense de Natal. Na ida para a UFRN, ficamos uma cara no trânsito. Dá-lhe chuva!!! O programa que daríamos entrevista começou quando ainda estávamos no carro. E pra nossa surpresa, o programa anunciou uma musica do “compositor matogrosense Paulo Monarco, Malabares com Farinha”. Vibração geral, fizemos um vídeo com a musica tocando no carro.

Explicando como aconteceu.. ainda em Fortaleza, na Feira da Musica, participei de um dos dias da oficina de radio – Inclusive fica aqui uma leve critica à excelente produção da Feira, se a galera tivesse colocado o Massa Coletiva pra essa oficina os resultados com certeza seriam bem maiores. Enfim, nesse dia conheci a Joaniza, potiguar, que trabalha na Rádio Universitária. Ela se interessou muito pelo Fora do Eixo e pelo Musica do Mato, passou nosso stand e levou o cd do projeto.

Chegando na rádio, fomos recebidos pela própria Joaniza, que nos levou ao estúdio. O apresentador fez apenas 3 perguntas, que deram um contexto massa, que deu pra falar da cena de Cuiabá, os trabalhos do Espaço Cubo, o surgimento do Macaco Bong, a composição e consistência do Musica do Mato, enfim. Ao final da entrevista, dalle Paulo Monarco (A Saber o Sabor) em FM pra toda Natal. O artista foi o escolhido porque as musicas são mais curtas. Uma pena que ainda role esse tipo de engessamento na FM brasileira (salvo raros), mas ainda bem que as musicas do Monarco, de careta e convencional não têm nada.

Finalizado com a rádio, fomos a sede da Tropa Trupe, pra reunião com o pessoal do teatro. Apresentamos o funcionamento do Cubo e FE, contamos sobre o Observatório Fora do Eixo, os trabalhos com economia solidária, a relação com o poder público nas esferas municipal, estadual e federal… Muita coisa ali foi novidade, mas em contrapartida, muitos elementos já eram conhecidos.

É massa poder acompanhar cada vez mais a inserção de outros segmentos artísticos no processo, um trabalho de desenvolvimento de tecnologias sociais, que ainda é visto como apenas cultural, artístico ou musical. É isso também, porém não só. Quem vive tudo isso na pratica acaba conseguindo criar provas concretas apenas com a fala, feitas em cima de problematização, planejamento e resultados, esses últimos estando expostos aos olhos nus de qualquer um.

A reunião teve também a presença do Coletivo Noize, que ainda continuaram com a gente em conversas informais sobre o acontecimento todo, afinal era nosso último dia na cidade.

Saímos de manhã cedinho pra João Pessoa. O desgaste físico é visível na particularidade de cada corpo, ao mesmo tempo que a satisfação pelos ótimos resultados que o Musica do Mato vem obtendo com a turnê. O processo tem estimulado mais Matos a registrar a labuta. O Linha Dura agora também escreve um texto por cidade, e ontem o Paulo Monarco me mostrou um texto massa, que já publicaremos aqui.

Anúncios
  1. que a viagem continue cheia de boas surpresas. que seja crescente essa onda de realizações. sucesso!

    um beijo em todos.

  2. a entrevista foi ótima! inclusive tivemos o feedback de uma ouvinte matogrossense que mora em Natal, que sentiu uma certa nostalgia ao ouvir seus conterrâneos na rádio. legal demais! sucesso com os projetos! qualquer novidade manda pra nós. beijão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: